Contato:  (21) 2633-2994
Associação Pestalozzi de Magé

Área de atuação

Assistência social

Atuamos no campo do Controle Social participando ativamente dos Conselhos Municipais de Direitos, com assento atualmente no Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, no Conselho da Pessoa com Deficiência e no Conselho de Assistência Social, além da participação em Fóruns e Conferências, contribuindo assim com a Defesa e Garantia de Direitos das Pessoas com Deficiência.
Atualmente a Instituição atende não só os munícipes, mas pessoas com deficiência residentes em Guapimirim, Duque de Caxias e Itaboraí. Sabemos que é um direito da pessoa com deficiência receber atendimento próximo à sua residência. Quando acatamos a demanda de outros municípios, atuamos na tentativa de garantir o serviço na área da moradia da família, de modo a facilitar o acesso aos serviços necessários. Somente aceitamos o assistido em nosso quadro de atendimento quando tal serviço não foi disponibilizado ou há algum impedimento para o acesso.

Assistência social

São oferecidas ainda atividades Pedagógicas com a oferta de educação especial e oficinas complementares diversas, no contra turno escolar. Entre as principais Atividades Pedagógicas estão as Oficinas Protegidas de Marcenaria, Informática, Cozinha Experimental e Atividades da Vida Diária, contando ainda com Sala de Leitura, Atividades Artísticas, Culturais e Educação Física.

Assistência social

As principais ações desenvolvidas na área de saúde consistem na oferta de serviços nas seguintes áreas: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Médica, Odontologia e Psicologia, além dos multiprofissionais que contribuem para o desenvolvimento global do assistido pela Instituição.

Assistência social

A oficina de Marcenaria, tem em sua maioria, jovens acima de 18 anos de idade, existindo a possibilidade de inserção de alunos/atendidos menores de 18 anos. A inserção de novos alunos/atendidos está vinculada à avaliação da orientadora pedagógica, onde será traçado um planejamento individual, visando aquisições importantes a partir das atividades desenvolvidas. São confeccionados artigos em madeira que são vendidos em nosso Bazar/Ateliê, nas festas da Instituição e em eventos diversos.

Assistência social

Numa cozinha equipada com utensílios e aparelhos domésticos, são produzidos biscoitos amanteigados, bolos, tortilhas, cupcakes recheados, pirulitos de biscoitos recheados, gelatinas, suco e saladas de frutas.
São promovidas idas ao supermercado e lojas de utilidades domésticas, compras, pesquisas de preços, comparação de marcas e valores de produtos, com os usuários acompanhados pela equipe multidisciplinar.
Na cozinha experimental são preparados pelos jovens e adultos, alimentos que posteriormente são comercializados pela instituição com o objetivo de obter recursos que garantam parte dos pagamentos das despesas geradas pela manutenção dos serviços prestados.

Assistência social

Utilização de jogos, músicas e vídeos através da internet, com o objetivo de conhecer, reconhecer e nomear (quando possível) as peças essenciais do computador para o seu manuseio e favorecer a alfabetização dos alunos com deficiência intelectual, baixa visão e deficiência auditiva, utilizando o computador como recurso efetivo no processo da leitura e da escrita, bem como possibilitar o reconhecimento dos símbolos gráficos no manuseio digital.
Atua como apoio às atividades pedagógicas, observando a diversidade e especificidade de cada aluno, que apresentam diferentes necessidades e níveis de percepção de mundo e estágio de desenvolvimento. As atividades contam também com as participações da Terapia Ocupacional e da Fisioterapia, que trabalham em conjunto para orientações diversas quanto à correção postural, utilização de acessórios de informática e mobiliários que favoreçam o desenvolvimento dos atendidos nas atividades.

Assistência social

Oferecemos atividades culturais de forma planejada, contínua e multidisciplinar, visando romper com o trato desigual que é dado nas políticas públicas, quando o assunto aborda atividades de lazer, dança, capoeira e práticas esportivas que ofereçam acessibilidade e inclusão social à Pessoa com Deficiência.

Assistência social

A Instituição conta com uma sala para o atendimento individualizado da Pessoa com TEA.